Incêndio no mercado da mulher: Sobrecarga em um condutor de energia pode estar na origem do sinistro
Segundo o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Faustino Minguês, presume-se que a causa do incêndio seja sobrecarga num dos condutores no interior do mercado e que destruiu quatro mil metros quadrados.
“Tivemos a intervenção de cinco meios, dentre eles cinco viaturas de combate a incêndios, uma ambulância e 37 operacionais”, explicou em declarações à Televisão Pública de Angola.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros continua a estancar os focos de incêndios e assegura que a “situação está sob controlo”.
Segundo relatos de testemunhas no local, o incêndio começou por volta das 18 horas.
“Por desespero muitas vendedoras que têm negócio no interior do mercado desmaiaram”, contou uma testemunha no local.
Uma vendedora que viu o seu negócio a arder em chamas colocou-se em lágrimas pedindo ajuda. “Vamos fazer como com esta desgraça”, atira a comerciante.
Dados apurados indicam que o mercado alberga aproximadamente 600 pessoas, na sua maioria mulheres, que desenvolvem a actividade comercial entre venda de roupas, calçados, comidas entre bens de consumo.
O incêndio de sábado (16) na Praça das Mulheres, no Hoji-Ya-Henda, município do Cazenga, em Luanda, causou prejuízo acima de 40 milhões de kwanzas e dois mil vendedores perderam o negócio.