Empresas habilitadas percorrem instalações

As cinco empresas habilitadas ao Concurso Internacional para Gestão e Manutenção das Infra-estruturas do Corredor do Lobito iniciaram, segunda-feira, visitas técnicas para constatar o estado actual e a operacionalidade dos activos em alienação.

Representantes das empresas seleccionadas para a corrida, Mota Engil, CITIC, CR20, Trafigura e DP World, estiveram nas oficinas gerais dos Caminhos-de-Ferro de Benguela e no local em que vai ser instalado o Terminal de Trânsito de Mercadorias, no Compão, Lobito.

Prevê-se que as visitas incluam deslocações ao Terminal Mineraleiro do Porto do Lobito, outra infra-estrutura integrada no Concurso Internacional de Concessão, de acordo com uma nota emitida, ontem, por esta última companhia para anunciar as visitas.

De acordo com o documento, os representantes das empresas licitadoras partem num comboio especial para o Luau para visitas às principais infra-estruturas localizadas ao longo da linha férrea, passando pelas províncias do Huambo, Bié e Moxico.

As visitas estão a ser acompanhadas por uma delegação conjunta que integra representantes dos Caminhos-de-Ferro de Benguela e da Empresa Portuária do Lobito.

O Concurso Internacional para a Concessão do Corredor do Lobito foi lançado no dia 8 de Setembro último, pelo Governo angolano, através do ministro dos Transportes.

Ricardo D´Abreu assegurou aos concorrentes, num acto público realizado há pouco mais de uma semana, em Luanda, que o “concurso está baseado nas melhores práticas e requisitos internacionais e no mais estrito respeito pela legislação e regulamentação em vigor”.

O vencedor vai operar por 30 anos (prazo extensível a 50), na gestão da infra-estrutura e ao serviço ferroviário de transporte de mercadorias do Lobito ao Luau, assim como das oficinas ferroviárias, bem como a construção de um ramal para a Zâmbia.

FONTE: J.A. AO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: