Bengo: IPAG com 800 vagas disponíveis
Edvânia Manuel, de 18 anos, saiu de Luanda em busca de formação académica, na cidade de Caxito, província do Bengo. Há dois anos que, a jovem, procura ingressar numa instituição do ensino médio, e realizar o sonho de frequentar um curso técnico profissional.
Ela ouviu falar da abertura de 800 vagas no Instituto Politécnico de Administração e Gestão (IPAG), criado recentemente, ao abrigo do Decreto Executivo nº 516/2021 de 20 de Setembro, e não hesitou. Inscreveu-se, logo no primeiro dia, no curso de Administração e Autarquias Locais, e agora pensa em viver no bairro Açucareira, município do Dande, para ficar mais próxima da escola e reduzir os gastos financeiros com os táxis.
“Pelo número de vagas, tenho a plena certeza que dessa vez vou conseguir estudar, e até já pensei em viver e montar um negócio na casa da minha avó, no bairro Açucareira”, referiu.
Outro candidato, João Benedito, igualmente de 18 anos, residente no bairro Kikola, estava preocupado com a hora em que seria atendido. Por falta de transporte, não tem sido fácil sair do centro de Caxito até à localidade onde o jovem vive, cuja distância é de cerca de oito quilómetros.
“Estou aqui desde manhã. Mas disseram que as inscrições só vão começar às 13 horas. Estou preocupado com o tempo, porque se for atendido muito tarde já não haverá motorizadas para me levar”, disse o jovem aspirante a uma vaga no curso de Auditoria.
Depois de “chumbar” no exame de acesso ao curso de Farmácia, no Instituto Médio de Saúde (IMS) do Bengo, Suzeth Francisco tenta a sorte no curso de Contabilidade e Gestão, no IPAG. “Tenho 18 anos e vivo no bloco 9 da Centralidade do Capari, com os meus tios. Não tive sorte no IMS, mas tenho a certeza que, aqui, vou conseguir estudar”, augura Suzeth.
No Bengo, o processo de inscrições, para adesão ao Instituto Politécnico de Administração e Gestão encerra, na sexta-feira, 29 de Outubro. A nova escola tem capacidade para albergar 1.404 estudantes, mas numa primeira fase coloca apenas 800 lugares à disposição do público, nos cursos de Contabilidade e Gestão, Estatística e Planeamento, Administração e Autarquias Locais, e de Auditoria.
O coordenador da Comissão de Gestão do IPAG, Andrade Paulo, avançou, ao Jornal de Angola, que a lista dos candidatos apurados será publicada, no dia 3 de Novembro, enquanto o período de reclamações está reservado para os dias 4 e 5. “E, as matrículas serão efectuadas de 8 a 10 de Novembro. Neste caso, as aulas só deverão arrancar no dia 15 do mesmo mês”, aclarou.
Localizado nas antigas instalações da Escola de Magistério “Kimamwenho”, o IPAG vai funcionar em três turnos, com 13 salas de aula e 39 turmas.