Temperaturas podem subir 2,7ºC a nível mundial até final do século

Sem esforços adicionais por parte dos Governos em todo o Mundo, um novo relatório das Nações Unidas mostra que a temperatura no globo pode subir 2,7ºC até ao final do século. Um último aviso antes da COP26 que vai reunir os principais atores políticos à volta do clima em Glasgow.

O alerta do aumento das temperaturas a nível global vem do mais recente relatório produzido pela Nações Unidas que foi lançado na tarde de terça-feira, o Relatório sobre a Lacuna de Emissões de 2021: O Aquecedor está Ligado.

Na apresentação deste relatório e antecedendo a COP 26, que vai acontecer em Glasgow entre 31 de Outubro e 12 de Novembro, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, avisou que há uma falha nas lideranças mundiais.

Os países estão a desperdiçar uma oportunidade enorme de investir nos recursos orçamentais para relançar a economia de uma forma sustentável e que preserve o planeta“, afirmou António Guterres.

Este relatório mostra que para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C neste século, meta consensual no Acordo de Paris de 2015, o mundo precisa reduzir pela metade as emissões anuais de gases de efeito estufa nos próximos oito anos. 

Em média, as promessas dos executivos mundiais apontam para uma redução de 7,5% das emissões até 2030, o que não chegará para atingir as metas estabelecidas na próxima década. Segundo o relatório, as emissões devem ser reduzidas a metade para evitar um aumento de 2,7 ºC até 2100.

Num esforço para atingir as metas acordadas, Emmanuel Macron, Presidente francês, ligou na terça-feira ao Presidente chinês, Xi Jinping, de modo a pedir-lhe uma aceleração na redução do consumo de energia fóssil no país.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: