Sociedade

Faculdade de Medicina apresenta projecto de combate à desnutrição

A Faculdade de Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo apresentou esta terça-feira(10), em Ondjiva (Cunene), um projecto denominado “Crescer”, que tem como finalidade reduzir o número de casos de desnutrição crónica provocada pela seca e fome em crianças menores de cinco anos nas províncias da Huíla e Cunene.

O projecto apresentado aos estudantes de Enfermagem do Instituto Superior Politécnico de Ondjiva, de acordo com a decana da Faculdade de Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Ana Silva Geraldo, é uma acção de intervenção na comunidade, focada no problema de desnutrição de crianças menores.

Ana Silva Geraldo disse que o problema ocorre numa altura em que se vive na região Sul do país uma seca agravada, que tem afectado os principais sectores de produção, sobretudo o sector agro-pecuário, com consequências directas na sobrevivência das famílias por causa da fome, pobreza e desnutrição resultantes da estiagem.

Afirmou que o projecto denominado “Crescer” assenta numa pesquisa operacional e vai decorrer nos municípios de Chicomba e Jamba na província da Huíla, Cuvelai e Cahama no Cunene.

O vice-governador do Cunene para o Sector Social, Político e Económico, Apolo Ndinoulenga, disse ser de domínio público que a maior parte da população do Cunene que vive no meio rural onde é cada vez mais vulnerável à insegurança alimentar e nutricional, em consequência dos fenómenos cíclicos naturais, como seca e inundações, produzindo efeitos negativos na actividade agrícola familiar assim como o agravamento desta forma a falta de alimento no seio das comunidades.

O governante afirmou que os municípios do Cuanhama, Namacunde e Cuvelai, apresentam mais de 32 mil casos de crianças com desnutrição aguda e moderada. “O Executivo angolano tem vindo a implementar políticas nacionais e criar sinergias com os seus parceiros, visando dar resposta imediata aos casos de insegurança alimentar e nutricional no seio das comunidades”.

Disse que o projecto “Crescer” vai auxiliar o Governo angolano a implementar estratégia para reduzir a desnutrição nas crianças, garantindo-lhes uma melhor assistência em termos de educação e saúde.

Destacou, por isso, o papel dos estudantes, apelando-lhes no sentido de se dedicarem em projectos de investigação científica, para que possam aproveitar as facilidades que são colocadas à sua disposição, quer por financiadores nacionais, quer por parceiros internacionais e, desta forma, conseguirem desenvolver habilidades que lhes serão úteis quando forem chamados a servir a sociedade em que estão inseridos.

O projecto “Crescer” é financiado pela União Europeia e implementado pelo programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e nutricional em Angola (FRESAN) e conta ainda com parceiros internacionais.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Angola Social

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading