Governador da Lunda Sul destaca formação de técnicos superiores em saúde
O governador da Lunda Sul, Daniel Neto, destacou, esta quarta-feira, a formação de quadros ao nível do ensino superior em medicina como um dos principais ganhos da província ao longo dos últimos anos.
Em declarações por ocasião das comemorações do 46º aniversário da Independência Nacional, que assinala-se a 11 de Novembro, Daniel Neto fez saber que a província conta, actualmente, com 104 médicos de diversas especialidades entre nacionais e expatriados, mil 174 enfermeiros, 235 técnicos médios e superiores de diagnóstico e terapêutico, números estes que poderão aumentar nos próximos meses, com vista a melhorar os serviços de humanização.
Conforme o responsável, a rede sanitária local é constituída nove hospitais, 19 centros médicos, dois centro maternos infantis, 82 postos de saúde, com um total de 602 camas.
Informou que o Hospital Geral e a Maternidade da Lunda Sul foram transformadas em escola para especialização dos médicos, que vão poder contribuir para melhoria dos indicadores de saúde na região.
Nos últimos anos, adiantou, registou-se a elevação do hospital sanatório a categoria de unidade orçamental e 19 centros comunais a órgãos dependentes.
Educação
No domínio da educação, Daniel Neto disse que a Lunda Sul tem uma população académica de 291 mil e 17 alunos, um acréscimo de 47 mil 276 em relação ao ano de 2018, distribuídos nos diferentes subsistemas de ensino geral.
Para o efeito, existem mil 639 salas de aulas, assegurados por quatro mil 499 professores.
Energia
Quanto ao sector de energia, o governante realçou que a província dispõe de 39.6 megawatts, sendo 20 da central Térmica do Nhama e 19.6 do Txicumina, que beneficia mais de 300 mil cidadãos da cidade de Saurimo.
Nos próximos anos, o governo espera levar energia eléctrica até ao último morador de todas sedes municipais, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e o protocolo assinado entre o Governo da Lunda Sul e a Sociedade Mineira de Catoca.
Água
Neste sector, segundo Daniel Neto, regista grandes avanços, com a estação do rio Luachimo a ver a sua capacidade aumentada de 280 metros cúbico por hora para 300, bem como a autorização da reabilitação e realização das obras de reforço da Estão de Tratamento de Águas (Etas) de Saurimo.
No mesmo domínio, estão previstas, para o próximo ano, a construção de Etas nas sedes municipais de Cacolo e Muconda e o reinício das obras da estação de tratamento de água de Saurimo, paralisadas em 2014, devido a falta de financiamento, assim como a construção do novo sistema de água a partir do rio Luachimo.
Diversificação da Economia
Neste capítulo, o responsável afirmou que o governo local tem uma sólida aposta na diversificação da economia, com o desafio na agricultura rural, incentivando as famílias no sentido de agruparem-se em associações para melhor aproveitarem os terrenos em desmatação em todos municípios, utilizando a mecanização agrícola, no quadro do Programa de Massificação da Agricultura nas Comunidades (PMAC), cuja prioridade é a introdução da cultura do milho, feijão e soja como complementares e de rendimento.
Para o ano agrícola 2021/2022, estão envolvidos 47 mil e 548 famílias camponesas repartidas em associações, cooperativas e pequenos produtores, com uma área de setenta e seis mil e 165 hectares de terra.
Protocolo Governo/Catoca
Sem revelar números, disse que a assinatura do memorando de entendimento permitiu a construção de pequenos sistemas de água nos bairros, aldeias e povoações, com objectivo de minimizar a carência deste liquido precioso para as populações da província.
Fez saber ainda que está em curso um programa de requalificação das cidades e Vilas, com a melhoria dos jardins, espaços verdes, reabilitação de passeios e plantação de árvores decorativas, instalação de sinalização luminosa, sinalização vertical e horizontal, entre outras acções.
Daniel Neto apelou para a necessidade de os angolanos continuarem a unir-se em torno do desenvolvimento socioeconómico do país, preservando e consolidando a paz e a unidade nacional.
Exortou, igualmente, a preservação das infra-estruturas socioeconómicas erguidas ao longo dos últimos anos, para o bem das gerações vindouras.
Com o término dos projectos do Programa de Investimentos Públicos (PIP), Plano de Intervenção nos Municípios (PIIM), Eurobonds e o protocolo com a Sociedade Mineira de Catoca vão beneficiar 537 mil 587 famílias, dos quatro municípios que compõem a província.
Fonte: ANGOP