Delegado da Al-Jazeera detido por militares
A cadeia de notícias por satélite Al-Jazeera, sediada no Qatar, informou, domingo (14), que o chefe da sua delegação no Sudão foi detido pelas Forças de Segurança. A detenção foi avançada pela Al-Jazeera através do Twitter, indicando que as forças sudanesas invadiram a casa de Al-Mussallami al-Kabbashi.
Este caso acontece um dia depois de as forças de segurança terem disparado munições reais e gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes que se juntaram para denunciar o controlo cada vez mais apertado dos militares sobre o país. Pelo menos cinco pessoas morreram e várias ficaram feridas na sequência destes confrontos, segundo indicaram manifestantes, citados pela Associated Press (AP).
A Al-Jazeera não avançou detalhes sobre a detenção da al-Kabbashi e também não foi ainda possível contactar as autoridades sudanesas, precisa a AP. Milhares de manifestantes pró-democracia saíram à rua este sábado para protestar contra a tomada do poder pelos militares, em Outubro.
O Golpe de Estado tem sido alvo de críticas a nível internacional e motivado vários protestos nas ruas da capital, Cartum, e em outros pontos do país.
Fonte: Jornal de Angola