Política

Primeiros países a reconhecerem Angola vão ser homenageados

A Associação dos Especialistas Angolanos em Relações Internacionais (AEARI) vai homenagear na quinta-feira (25), em Luanda, os primeiros 18 países que reconheceram a Independência Nacional de Angola, anunciou domingo (21), ao Jornal de Angola, o presidente da organização.

Adelino Sebastião indicou que serão agraciados com diploma de mérito os representantes do número de países mencionados para esta primeira edição, que vai ter continuidade no próximo ano e cujo critério de selecção obedeceu apenas a ordem de precedência.

O líder da associação sócio-profissional de cariz científico disse que a iniciativa, a ter lugar na sede da Fundação Sagrada Esperança, à Marginal de Luanda, se enquadra na celebração do 46º aniversário da Independência Nacional e aos três anos da agremiação. “Acreditamos que os países que participaram activamente do nosso processo de luta pela auto-determinação merecem esta distinção, pela solidariedade que prestaram ao povo angolano e pelo reconhecimento imediato do Estado angolano”, disse o dirigente associativo.

Para o também docente universitário, a homenagem é também um “gesto de manifestação do sentimento de gratidão” do povo angolano a estes países, porque, como disse, contribuíram para a afirmação do país como Estado soberano de Direito e Democrático.

Adelino Sebastião falou igualmente sobre os projectos imediatos da organização: “as nossas áreas temáticas de trabalho e engajamento relacionam-se com matérias de estudo e análises dos principais acontecimentos no mundo e, principalmente, àqueles que mais, directamente, impactam a nossa sociedade”.

Citou como exemplo de iniciativas que estão no prelo da organização e que, nos próximos tempos, serão alvo de partilha com a sociedade, a adesão de Angola à Zona de Livre Comércio, a instabilidade a nível do continente, a questão do clima e outras matérias correlacionadas. A AEARI foi constituída a 14 de Novembro de 2018. Tem como objectivo congregar e representar os quadros formados na área de Relações Internacionais e conta com, aproximadamente, 400 associados cadastrados.

Para o acto, além dos representantes dos países homenageados, foram convidadas várias personalidades, entre governantes, diplomatas, políticos, académicos e de-mais interessados.

Jornal de Angtola

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Angola Social

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading