Sociedade

Incubadoras vão ajudar a fomentar o auto-emprego

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) colocou à disposição do mercado duas incubadoras, uma no Kinaxixi e a segunda no distrito urbano do Rangel, em Luanda, e tudo com o propósito de fomentar o auto-emprego, incentivar o empreendedorismo jovem e permitir que estes empreendedores tenham o mínimo para dar os primeiros passos.

Pelo facto, confirmou a fonte do MAPTSS, desenvolveram-se segunda-feira (22) estas duas acções. Em relação a incubadora do Kinaxixi, esta foi a primeira. Já existia há algum tempo e foi restaurada e ampliada.

Soube-se ainda que, paralelamente à restauração e a reinauguração da incubadora de empresas da Companhia de Bandeira (TAAG), o MAPTSS procedeu a abertura de uma incubadora de start-ups tecnológico que, no fundo, é um espaço equipado para que os jovens empreendedores que criam softwares para vários fins possam ter um espaço para iniciarem os seus negócios, muitos virados para as novas tecnologias.

Perspectiva-se que a do Rangel venha a criar 102 start-ups em seis anos, com objectivo de promover micro e pequenas empresas com base tecnológica. Entretanto, as start-ups são caracterizadas por terem custos reduzidos em comparação com os lucros que obtêm e, normalmente, costumam a crescer de forma exponencial. Em Angola, como exemplo, tem as empresas da Tupuca, Ebumba e outras conhecidas também como a Amazon, Apple, Google ou Microsoft, que começaram em casas ou até mesmo nas garagens dos seus fundadores.

O laboratório é destinado a jovens criadores e inovadores, empreendedores, estudantes de formação profissional, do ensino médio e superior, bem como licenciados.

Segundo a fonte, a implementação do laboratório de software faz parte de um conjunto de iniciativas no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), para construção, reabilitação e modernização das infra-estruturas do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

Teresa Rodrigues Dias destacou que o laboratório de software dispõe de alta tecnologia para permitir a criação de programas que visam apoiar as iniciativas dos jovens que actuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras no sector financeiro, agrícola, industrial, comercial e da segurança electrónica.

Este projecto, referiu, nasce da necessidade do Executivo em apoiar iniciativas de fomento à empregabilidade por intermédio do incentivo ao empreendedorismo e a inovação tecnológica com o intuito de atender as carências do mercado.
A ministra referiu ainda que o Executivo, por intermédio MAPTSS, vem implementando o PAPE, com aposta na educação e formação dos jovens, na melhoria das condições de trabalho e da produção.

“Este acto, com certeza, vai servir de incentivo para o fomento à empregabilidade e à diminuição dos níveis de pobreza que assolam muitos cidadãos, por via da inserção imediata dos jovens no mercado de trabalho, através do incentivo ao empreendedorismo e a capacitação técnico-profissional”, garantiu.

Jornal de Angola

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Angola Social

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading