Suécia quer parceria estratégica com Angola

Angola é para a República da Suécia um parceiro estratégico no continente africano e por este motivo, o governo sueco vê com bons olhos as relações existentes entre as duas nações, diz Ewa Urika Polano, Embaixadora da Suécia no nosso país.

 A Embaixadora explicou que as relações entre Suécia e Angola surgem antes mesmo da independência de Angola de 1975.

“Os nossos países sempre tiveram boas relações e 60 anos de relações bilaterais entendemos ser altura de reforçarmos esta parceria estratégica”, argumentou a diplomata.

A Embaixada revelou que a Suécia é hoje um dos países mais desenvolvidas e quer passar a sua experiência para Angola nos domínios da indústria, energias e sustentabilidade das cidades.

Como exemplo, Ewa Urika Polano explicou que a cidade de Estocolmo (capital do país) tem imensa experiência em acções que promovem a sustentabilidade e a elevam como sendo uma cidade inteligente, conhecimentos que queremos transmitir à Angola.

Convidamos a Governadora de Luanda para em Fevereiro do próximo ano visitar Estocolmo no sentido de tomar contacto com a forma de gestão da nossa capital e trazer para Angola as boas experiências de uma cidade sustentável”, contou.

A Suécia foi um dos primeiros países a reconhecer a independência de Angola e, desde então, tem mantido fortes laços de cooperação com o governo angolano.

Entre vários projectos, o reino sueco foi o responsável pela construção do primeiro centro formação de pescas de Angola (CEFOPESCAS) e do projecto de electrificação do município dos Dembos, província do Bengo.

Fonte: w24magazine.net

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: