Empresários angolanos e sul-africanos trocam experiências em gestão
Empresários angolanos e sul-africanos reciprocaram experiência na passada sexta-feira (10) sobre Desenvolvimento de Empresas e de Fornecedores, numa conferência virtual promovida pelo Banco de Desenvolvimento Africano.
A referida conferência enquadra-se no âmbito das acções de fomento e capacitação empresarial do BDA, tendo sido para o efeito escolhido o tema Desenvolvimento de Empresas e de Fornecedores.
O caso de estudo da conferência foram os sectores da Agricultura, Comércio e Distribuição e Turismo da África do Sul.
Os oradores gestores sul-africanos da conferência, transmitida pela plataforma Zoom, muniram os participantes com lições e experiências para os empresários angolanos dos sectores da agricultura, empreendedorismo, associações empresariais, bem como a operadores de comércio e de distribuição e do sector turístico.
Realçar que o ciclo de formação dos promotores de investimentos decorre desde o passado dia 22 de Outubro, tendo sido abordado como 1º tema “A importância da conta cultura para os projectos de investimento agrícola” com enfoque nas culturas do milho, soja, feijão e trigo. Por sua vez, no dia 29 de Outubro, foi apresentado o módulo “Cálculos dos custos médio de produção por hectare, rentabilidade, optimização dos recursos e produtividade”, sendo que no dia 18 de Novembro, o tema do webinar foi “Utilidade e Produtividade das Máquinas” e, no passado dia 3 de Dezembro, foi abordado o tema “Sistemas de rega, Optimização dos Custos Operacionais e Economia Hídrica”.
As acções de formação levadas a cabo pelo BDA fazem parte do seu eixo estratégico de aproximação e de capacitação empresarial dos promotores nos vários sectores de financiamento.
Fonte: correiokianda