Holanda financia projecto agrícola de 24,3 milhões de dólares na RDC

A Holanda tem vários projectos de cooperação com a RDC no sector agrícola. E acaba de acrescentar mais um, avaliado em 24,3 milhões USD, que facilitará o acesso a água potável e a irrigação dos campos de produção de arroz no Kivu do Sul.

A Holanda concluiu na quinta-feira, 16 de dezembro, um projecto avaliado em 24,3 milhões USD, financiado pelo referido governo dos Países Baixos, na cidade de Uvira, província do Kivu do Sul, na República Democrática do Congo (RDC), noticiou a Radio Okapi.

O projectodenominado “Majiyaamani” foi executado por um consórcio composto pelas empresas IRC, ZOA e “Seach por um terreno comum”, e visa beneficiar habitantes de diversas localidades da região do Kivu do Sul, facilitando o acesso à terra a agricultores das regiões de Luberizi, Bafuliru, Tengetenga e Ruzizi.

A construção de estruturas técnicas para a conservação do solo, a instalação de uma rede de abastecimento de água por gravidade integrando 82 km de tubulações com 8 reservatórios, fontenários e torneiras, fazem parte de alguns dos equipamentos que passam a estar à disposição de agricultores e aldeões das referidas regiões, refere a mesma fonte.

Já em 2020, a Holanda tinha financiado com 12,5 milhões de Euros um projecto denominado “Água, Chave para o Desenvolvimento Sustentável”, que visou o melhoramento do acesso à água potável, saneamento básico e produção agrícola no Burkina Faso, por meio do consórcio SNV e WorldWaterNet.

Relativamente ao projecto”Majiyaamani”, na RDC, “trinta e cinco mil habitantes pertencentes a quatorze aldeias”, serão beneficiados com o fornecimento de água potável, bem como para a irrigação de áreas de cultivo de arroz.

Fonte: EXPANSÃO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: