Detido ” funcionário” por inserir nome para o pagamento ilegal de salários
Um funcionário da Administração Municipal de Milunga, província do Uíge, foi detido, segunda-feira, por, alegadamente, ter inserido, indevidamente, um nome no sistema de pagamento de salários (SIGFE), segundo deu a conhecer, terça-feira (8), Zacarias Fernando, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do Interior.
Acrescentou que o detido, de 28 anos, é técnico dos recursos humanos da Administração Municipal de Milunga, responsável pela inserção de nomes de funcionários no sistema salarial.
Zacarias Fernando disse que, segundo o SIC, a fraude aconteceu em 2015, quando o detido introduziu o nome do seu amigo e as respectivas coordenadas bancárias no sistema, passando a gerir, desde então, a referida conta salarial. “O funcionário desfalcou mais de dez milhões de kwanzas ao erário”, referiu, acrescentando que a detenção teve lugar na Agência do BPC do bairro Pedreira, na cidade do Uíge, quando pretendia tratar um cartão multicaixa, com documentos que não eram dele.
Fonte: Jornal de Angola