Angola e Cuba estabeleceram, esta quarta-feira, em Havana, um conjunto de princípios para o reforço e adequação da modalidade e estabelecimento de novas linhas de cooperação bilateral.
Trata-se de mecanismos nos sectores da saúde e ensino superior assinados pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, e pelo Vice-Primeiro-Ministro da República de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz.
Trata-se de mecanismos nos sectores da saúde e ensino superior assinados pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, e pelo Vice-Primeiro-Ministro da República de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz.
Como princípio geral, as partes acordaram a necessidade de revisão dos instrumentos jurídicos intergovernamentais e interministeriais actualmente em diferentes estágios de negociação, adequando-os a um novo paradigma de cooperação, com enfoque para os domínios político-institucional e sócio-económico-financeiro, sendo, neste último caso, de destacar os acertos para a regularização da dívida de Angola para com Cuba e a adequação do âmbito de cooperação nos sectores da Defesa, da Saúde e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.
No domínio da Saúde, foi determinado o envio de especialistas de alto nível para atendimento clínico e formação de pessoal especializado local ao serviço do Complexo Hospitalar para Doenças Cardiovasculares “Cardeal Dom Alexandre do Nascimento”, bem como para o Instituto Hematológico Pediátrico “Dra Victória do Espírito Santo”.
Para o Ensino Superior, foi convencionado o princípio de diminuição da intervenção institucional no envio de estudantes angolanos para Cuba, estabelecendo-se, entretanto, políticas de intercâmbio entre as universidades de ambos os países, tendo as partes se comprometido a promover um encontro de reitores.
Os dois países coincidiram que a conjuntura internacional determina o reforço da cooperação bilateral além dos sectores tradicionais, através da promoção da atracção de investimento empresarial de Angola para Cuba e vice-versa, com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e a Direcção de Promoção do Comércio e Investimentos (PROCUBA).
O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, efectuou, entre 28 de Fevereiro a 2 de Março, uma visita oficial ao estado caribenho.
Durante a sua estada em Cuba, Adão de Almeida procedeu a entrega de uma mensagem do Presidente João Lourenço ao seu homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel.
Para além de encontros bilaterais ocm entidades locais e com os membros da comunidade angolana (estudantes), a delegação angolana prestou homenagem aos internacionalistas cubanos que participaram na defesa da integridade e soberania de Angola.
Integram a comitiva os secretários de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, das Finanças e Tesouro, do Ensino Superior e para a Área Hospitalar, respectivamente, Domingos Vieira Lopes, Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos, Eugénio da Silva e Leonardo Europeu Inocêncio, bem como a embaixadora de Angola em Cuba, Maria Cândida Teixeira.
Fonte: ANGOP