Governo da Lunda Norte reitera compromisso com ex-militares

Governo da Lunda Norte assegurou hoje, que vai, através do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, continuar a implementar acções que visam a reintegração sócio-económica dos antigos combatentes, em reconhecimento dos seus feitos na conquista da Independência Nacional.

O compromisso foi reiterado numa mensagem do governo local, (…) por ocasião das celebrações do Dia do início da expansão da Luta Armada de Libertação Nacional, que hoje se assinala, que decorre sob o lema “15 de Março de 1961 – Exaltemos a bravura dos heróis da Pátria”.   

Conforme a mensagem, as administrações municipais na Lunda Norte, estão orientadas a colocarem no topo das prioridades, projectos que visam a inclusão produtiva dos antigos combatentes.

O governo apela às instituições filantrópicas e empresários locais no sentido de se juntarem às acções do governo, visando o reforço de apoios e/ou assistência aos antigos combatentes, sobretudo na sua inclusão em actividades agrícolas e fomento do empreendedorismo.

Por outro lado, apela a necessidade de se continuar a preservar a paz e a unidade nacional, visando a honra dos antigos combatentes.

Os acontecimentos do 15 de Março de 1961 marcaram o alargamento da luta armada contra o colonialismo português, iniciada a 4 de Fevereiro de 1961.

A efeméride foi instituída a 10 de Agosto de 2018, na sequência da aprovação, pelo Parlamento angolano, da Proposta de Lei de Alteração à Lei dos Feriados Nacionais, Locais e Datas de Celebração Nacional.

Enquadrado nas Datas de Celebração Nacional, o Dia da Expansão da Luta de Libertação Nacional serve para lembrar os ataques perpetrados por angolanos afectos ao embrião da União dos Povos de Angola (UPA), no Norte do país.

Por: ANGOP

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: