Boris Johnson descarta entrada da Ucrânia na OTAN num “futuro próximo”

O primeiro- ministro britânico, Boris Johnson, descartou hoje (quarta-feira) a entrada da Ucrânia na OTAN, ao comentar as afirmações do presidente ucraniano, que na noite de terça-feira admitiu, que o seu país poderia desistir de tentar juntar-se àquela organização.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu ontem (terça-feira) que a Ucrânia poderia desistir de tentar juntar-se à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

“Falei com Volodymyr novamente ontem (terça-feira) e é claro que entendo o que diz sobre a OTAN e a posição tomada. Toda a gente sempre disse – e deixámos isso claro para Putin – de forma nenhuma a Ucrânia vai entrar na OTAN num futuro próximo”, referiu, citado pela Sky News.

Boris Johnson acrescentou, no entanto, que a decisão era para ser tomada pela Ucrânia e pelo seu líder eleito, e que o Reino Unido apoiá-los-ia.

A Ucrânia está, de momento, em negociações com a Rússia para um cessar-fogo e retirada de tropas, com Zelensky a dar conta, terça-feira, que as posições negociais agora “soam mais realistas”

Por: ANGOP

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: