Tshisekedi escreveu a João Lourenço sobre reaparecimento do M23
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem segunda-feira (18), na Cidade Alta, o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros da República Democrática do Congo (RDC), Christophe Lutundula Apala, que foi portador de uma mensagem de Félix Tshisekedi Tshilombo.
À saída do encontro, o político, que veio a Luanda na condição de enviado especial, ressaltou que o encontro serviu para informar ao estadista angolano, na qualidade de Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), o reaparecimento, de grupo rebelde M23 naquele país.
Christophe Lutundula Apala disse que o grupo já tinha sido dado como morto há quatro anos, mas, nos últimos dias, reapareceu, atacando membros das Forças Armadas Congolesas. Disse que não se sabe onde e como ressurgiu no país. “O Presidente Tshisekedi mandatou-me para dar o ponto de situação actual em relação ao novo cenário que estamos a viver, agora, na RDC, ao Presidente João Lourenço, para seu conhecimento”, frisou.
Referiu que as Forças Armadas Congolesas estão a registar avanços no teatro das operações contra o grupo rebelde. “Neste momento, posso dizer que as Forças Armadas Congolesas estão a ter alguma iniciativa sobre as forças negativas”, assegurou o enviado especial, para quem se trata de uma batalha que poderá ser travada a “longo trecho”.
Créditos: Jornal de Angola