Luanda acolhe 1º Workshop Internacional sobre prevenção e tratamento do VIH nas cadeias
Luanda é a capital do primeiro workshop internacional sobre prevenção, tratamento e seguimento do VIH no sistema penitenciário, que congrega países como: África do Sul, Lesotho, Moçambique, Ruanda e Angola o país anfitrião.
Em representação do ministro do interior, Eugénio Laborinho, esteve Bernardo Pereira do Amaral Gourgel, Comissário Prisional Principal e Derector Geral do Serviço Prisional
Ao tomar a palavra, o anfitrião disse que o Sistema Penitenciário angolano controla 24 mil e 674 reclusos, dos quais 44% são preventivos, 56% condenados.
” Em pleno funcionamento no país, encontram-se 40 estabelecimento penitenciários, sendo duas (2) unidades hospitalares. Um para tratamento de doenças somáticas e outro para doença do fórum psiquiátrico” Disse.
Quanto ao género, a população penal angolana é maioritariamente masculina, com 97%, estando as mulheres representadas apenas por 3%.
O total de reclusos jovens controlados no sistema penitenciário é de 28%, estão na faixa etária dos 16 aos 21 anos de idade. Disse o anfitrião.
De acordo com Bernardo Gourgel, no cumprimento da declaração de UNGASS de 2001, que recomenda a 191 países membros para interagirem e dar repostas ao VIH/SIDA, o Estado Angolano tem prestado especial atenção a esta problemática.
Temos dado atenção a assistência de várias ordens. em especial a medica e a medicamentosa com VIH/SIDA e Tuberculose, por serem doenças mais letais, como recomenda a ONU, hoje denominadas “REGRAS DE MANDELA”. salientou
O workshop que começou na manhã de ontem terça-feira, (10/05)numa das unidades hoteleiras de luanda encerrou hoje (11/05).