Rixas entre jovens terminam em morte
Alguns casos de rixas entre grupos de jovens, com recurso à arma de fogo, facas e catanas, em vários bairros de Luanda, têm resultado em mortes e ferimentos graves, disse, sábado, o porta-voz da Polícia Nacional.
O superintendente Nestor Goubel fez estas considerações na Escola Formigas do Futuro, 3050, ADPP – Cazenga, durante uma palestra dirigido aos estudantes daquele estabelecimento de ensino.
Nestor Goubel afirmou, durante a sua prelecção, que muitos jovens juntam-se em grupos, com o objectivo de envolverem-se em rixas com grupos rivais, criando, em alguns casos, pânico na via pública, obrigando a intervenção das Forças da Ordem, para repor a tranquilidade.
Por outro lado, o porta-voz da Polícia Nacional fez saber que os roubos e furtos em residências e na via pública são os crimes mais frequentes em Luanda, sobretudo no Cazenga.
Acrescentou que a Polícia Nacional tem feito todos os esforços no sentido de aproximar a corporação aos cidadãos e incentivar, cada vez mais, a cultura de denúncia.
Nestor Goubel falou, também, sobre os crimes sexuais e de violência doméstica contra crianças , que, em muitos casos, envolvem pessoas próximas da família, que têm sido detidas e responsabilizadas criminalmente.
Aproveitou a ocasião para encorajar os alunos a cultivarem o hábito de leitura, largando os amigos que no bairro apresentam comportamento desviante, ao mesmo tempo que apelou às famílias a exercerem maior controlo sobre os filhos.
O líder de projectos da Escola Profissional Formigas do Futuro, Fernando Passo, disse que o objectivo da palestra foi estabelecer parcerias com a Polícia em Luanda, para que os alunos tenham conhecimentos para evitar a criminalidade nas comunidades, sobretudo no Cazenga, visando a sua prevenção na escola e na via pública.
FONTE: Jornal de Angola