Jovens formados do Cuvango recebem meios para promover auto-emprego

Cem jovens do município do Cuvango, província da Huíla, formados em cursos técnico-profissionais, receberam do Governo, em forma de crédito, material profissional para o fomento do empreendedorismo.

Os jovens frequentaram cursos de electricidade, desenho gráfico, pastelaria, carpintaria e serralharia, numa promoção do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP), e os meios foram entregues nesta segunda-feira, no âmbito do Programa de Apoio a Promoção da Empregabilidade (PAPE)..

Na ocasião, o administrador do Cuvango, Luís Marcelo, encorajou-os a trabalhar com sabedoria, para gerar novos empregos e desenvolver o município.

Disse que o Executivo angolano assumiu como um dos eixos de actuação a implementação de programas que visam incrementar a empregabilidade, como mecanismo de combate  à pobreza e à exclusão social.

“Dentro do PAPE temos como mecanismo os programas de fomento ao emprego, a inserção de trabalho e o incentivo ao empreendedorismo e a capacitação de jovens. Durante o ciclo formativo, foram inscritos 317 jovens, dos quais, 208 concluíram a formação”, detalhou.

Com o ciclo de formação, continuou, os jovens estão mais capacitados para  abrir, gerir e dar continuidade aos seus negócios, tendo em conta a capacitação ou formação.

Por sua vez, o director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui, afirmou que a formação e o material disponibilizado constituem uma oportunidade para os jovens contribuirem para a redução do desemprego.

“Nós conseguimos devolver a eles a responsabilidade de mostrar à comunidade aquilo que sabem fazer”, ressaltou, afirmando que apostar na promoção do emprego  é investir no desenvolvimento do município.

O município do Cuvango dista a 356 quilómetros a Leste do Lubango, sede da província da Huíla, e tem uma população estimada em 100 mil 187 habitantes.

ANGOP

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: