Política

População penitenciária preocupa Governo

O governador da Huíla, Nuno Mahapi, manifestou, ontem segunda-feira, preocupação com a superlotação do estabelecimento prisional da província, cujos internos, embora estejam em conflito com a lei, estão em condições indignas.

A preocupação foi apresentada por Nuno Mahapi, na apresentação da nova procuradora da República titular na Huíla, Celma Moreira da Silva Lourenço, pelo coordenador da Região Judiciária Sul, Hernâni Beira Grande.

É a primeira vez que a PGR da Huíla é dirigida por uma titular feminina.

O governador da Huíla, Nuno Mahapi Dala, defendeu a contínua conjugação de acções para melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão a contas com a justiça, por ser um dos desafios que se deve superar, reconhecendo a superlotação da Comarca do Lubango.

Devido à falta de verbas, acrescentou que ainda não se concluiu com a obra na infra-estrutura.

Disse que há empenho para se conseguir recursos para responder à questão da população penal. Nuno Dala espera contar com a inteligência e apoio da nova procuradora para juntos fazer-se uma província mais justa para o bem de todos.

Destacou que se está a mobilizar recursos financeiros para concluir a cadeia de Caluquembe, no sector da Vila Branca, investimentos que criarão alternativa à superlotada cadeia do Lubango.

Já o subprocurador-geral da República, Hernâni Beira Grande, disse que a presença da nova responsável resulta do programa de rotatividade dos quadros daquele órgão.

 Considerou fundamental estreitar a colaboração com o Governo, Polícia Nacional e  outras instituições de justiça, enquanto a nova titular da Procuradoria na Huíla, Celma Moreira da Silva Lourenço, substituta de Gabriel Custódio, agradeceu a forma como foi recebida e espera sentir-se em casa.

Jornal de Angola

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Angola Social

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading