Angola na reunião para atribuição do Prémio SADC
Angola participa, desde ontem, (21.06) na 27ª Reunião do Comité Regional de Adjudicação do Prémio SADC de Jornalismo 2022, que decorre até amanhã, (23.06) por videoconferência, sob orientação do Malawi, país anfitrião.
João Demba, director nacional de Informação e Comunicação Institucional do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, chefiou a delegação angolana, na qualidade de coordenador nacional de Mídia da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
O presidente do Comité Nacional de Adjudicação (CNA) -Angola, Anastácio de Brito, presidente do júri, está encarregado de conduzir a equipa durante as sessões de trabalho, em que participam, igualmente, os jurados para as categorias de Imprensa, Fernando Tati e de Fotojornalismo, Quintiliano dos Santos.
Na cerimónia de abertura foram ouvidas palavras de boas-vindas da chefe de Comunicação e Relações Públicas do Secretariado da SADC, Bárbara Lopi, e do ministro malawiano da Informação e Digitalização, Gospel Kazako.
Ainda ontem, os países membros trabalharam em grupos de adjudicação, para avaliar as peças das categorias de Imprensa e de Fotojornalismo, cujos resultados serão apresentados à plenária de hoje, para a respectiva compilação das classificações e anúncio interno dos vencedores. Angola e Moçambique integram o mesmo grupo de trabalho, devido à língua comum, o português.
Hoje, os mesmos grupos vão trabalhar nos trabalhos sobre as categorias de Rádio e de Televisão, cujos resultados serão apresentados durante uma plenária com o mesmo procedimento.
Os resultados oficiais serão conhecidos durante a 42ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, a ter lugar em Agosto próximo na cidade de Kinshasa, República Democrática do Congo.
POR: Jornal de Angola