Política

Profissionais devem respeitar a isenção e objectividade

O jornalista Ismael Mateus defendeu, ontem terça-feira, uma cobertura eleitoral que respeite o rigor, a isenção e objectividade. Falando em Benguela, num encontro sobre “Cobertura Eleitoral, Direitos e Deveres dos Jornalistas”, Ismael Mateus fez menção à Lei de Imprensa, vincando a necessidade de os jornalistas separarem facto de opinião.

Ismael Mateus salientou a responsabilidade ética da profissão jornalística, e fez saber que, havendo isenção nas matérias veiculadas, os cidadãos poderão formar a sua opinião sobre os partidos políticos concorrentes às Eleições Gerais.

Na ocasião, apelou, de igual forma, ao respeito pelo perfil editorial dos órgãos, e pediu aos jornalistas para  tomarem contacto com o código de conduta eleitoral, a fim de salvaguardar a imparcialidade e a equidistância dos actores políticos.

O jornalista acrescentou que os profissionais devem assumir um compromisso com a cultura do contraditório, de forma a garantir a participação de todas as sensibilidades no espaço público.

“O jornalista tem a responsabilidade de ouvir todo mundo na abordagem de um certo problema”, vincou Ismael Mateus, acentuando que buscar a isenção é um propósito que vai ajudar o cidadão a formar “um juízo de valor” face aos programas dos partidos políticos no período eleitoral.

Afirmou que os jornalistas não devem divulgar mensagens de incitação ao ódio ou à violência entre os concorrentes e a sociedade. Relativamente aos direitos dos jornalistas, aquele responsável citou a liberdade, acesso às fontes, bem como aos locais públicos.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Angola Social

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading