Campanha de sensibilização esclarece eleitores em Luanda
A Comissão Provincial Eleitoral de Luanda efectuou, ontem quinta-feira(14), uma visita de acompanhamento às brigadas de Educação Cívica Eleitoral, no município de Viana, para constatar a organização e funcionalidade, no âmbito da intensificação das actividades circunscritas no processo de organização das Eleições gerais de 24 de Agosto.
A CPEL recebeu das brigadas fixas nos distritos da Estalagem, nomeadamente Zango2 e dos três Campos informações que dão conta de que uma das principais dificuldades encontradas, durante o trabalho de sensibilização, tem a ver com ameaças aos agentes por parte de populares, particularmente no interior do bairro Quilometro 9.
Segundo o Comissário Provincial Eleitoral, Paulo Soma, numa sociedade que está cada vez mais democratizada, existe sempre pessoas de má-fé. O responsável lembrou que “os Agentes de Educação Cívica não fazem política, apenas sensibilizam as pessoas sobre a importância das eleições”.
“Muitos cidadãos estão a confundir o agente de Educação Cívica com membro de partidos políticos. É preciso que os eleitores ajudem a proteger os educadores cívicos, que são poucos mas vão fazendo um trabalho de sensibilização, para que os eleitores votem sem problemas”, apelou. As actividades decorrem em zonas abertas dos municípios e mercados.
A CPEL está a dotar os cidadãos eleitores com informação sobre a localização das Assembleias de Voto, procurando aproximar, o máximo possível, dos locais de voto, precisamente onde serão instaladas as Assembleias. De acordo com a coordenadora da brigada instalada nos três Campos, em Viana, Delfina Munhango, os eleitores ainda apresentam muitas dúvidas em relação ao local aonde vão exercer o direito de voto, bem como sobre questões de actualização do cartão de munícipe.
Acrescentou que uma das principais dificuldades, tem a ver com o facto de alguns cidadãos olharem para a CNE como uma entidade que pretende favorecer um determinado partido concorrente. “A nossa missão é informar e formar os cidadãos”, pontualiza.
O município de Viana conta com 217 agentes cívicos e dez postos fixos, distribuídos pelos distritos da Estalagem A e B, Kicuxi, Vila Flor, Baia, Calumbo, Zango e Viana A e B. A jornada da CPEL, que termina amanhã, além de Viana, inclui os municípios de Cazenga, Cacuaco, Kilamba Kiaxi e Talatona.
Jornal de Angola