Sociedade

Nigéria manifesta interesse nos domínios da educação, petróleo e gás

A embaixadora da Nigéria, manifestou, esta quinta-feira, em Luanda, Monique Ekpongs, o interesse em reforçar a cooperação com Angola nos domínios dos petróleo e gás, educação e da cultura.

De acordo com a diplomata, que falava à imprensa no final de uma audiência com a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, a Nigéria vê com bons olhos o incremento da cooperação nas referidas áreas como forma de os dois países cimentarem os conhecimentos e potenciarem o mercado africano.

Monique Ekpongs, que destacou os resultados alcançados com as reformas em curso no país, fez saber que se trata de áreas em que Angola e a Nigéria têm muito a ganhar com a troca de conhecimentos e de experiência.

“Estou bastante impressionada com os resultados alcançados por Angola, ao longo dos últimos cinco anos, nos mais variados domínios como consequência das reformas implementadas pelo Executivo angolano. É sinal de que o país está no bom caminho”, reforçou.

A embaixadora aconselhou ainda as mulheres africanas, em geral, e as angolanos em particular no sentido de manterem a aposta na formação e educação, por ser o caminho ideal para o emponderamento e alcance de grandes objectivos na vida social, económica e política.

Por seu turno, a ministra aproveitou a oportunidade para transmitir informações relativas aos programas executados pelo Executivo no quadro do combate à seca, à pobreza nas comunidades, entre os quais o Kwenda.

Carolina Cerqueira deu a conhecer que Angola está disponível para continuar a cooperação com a Nigéria nos mais variados domínios, com particular realce para o da educação, ensino superior, saúde, empoderamento da mulher e cultural.

As relações políticas e diplomáticas entre Angola e a Nigéria datam de 1975. Os dois países são membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS-UA), da Comissão do Golfo da Guiné (CGG) e da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Os dois países mantêm excelentes relações bilaterais de cooperação, sobretudo nos domínios Político-diplomático, Defesa e Segurança, Petróleo, Educação, Cultura e Transportes.

Créditos: ANGOP

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Angola Social

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading