Dembos festeja 101 anos da sua fundação

No século XIX, Dembos já era considerado um distrito histórico, que tornou-se Concelho do Cuanza-Norte, depois da Independência Nacional alcançada a 11 de Novembro de 1975.

A localidade permaneceu agregada aquela província até 1980, altura em que passou a pertencer ao Bengo, e elevada à categoria de vila municipal, em 1921, pela portaria nº57.

O município, que hoje (28 de Julho) completa 101 anos de existência, conta actualmente com uma população estimada em 38.989 habitantes. É limitado a Norte pelos municípios de Nambuangongo e Quitexe (Uíge), a leste pelo Bula Atumba, a Sul pelo Pango Aluquém e a Oeste pelo município do Dande (sede provincial).

A localidade, que dista cerca de 138 quilómetros de Caxito, ganha, nos próximos dias, novas infra-estruturas sociais, que vão ajudar a melhorar a vida da população local. Trata-se de um posto de saúde, campo multiuso, Centro de Acção Social Integrado (CASI), seis tanques de água, com capacidade de 20 mil litros cada, sendo quatro para atender os moradores de Quibaxe (sede municipal dos Dembos) e dois construídos na comuna do Coxe.

Créditos: Jornal de Angola

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: