CANFEU envolve universitários na apreciação de políticas sociais
Mais de mil estudantes universitários, provenientes de todas as províncias e do exterior do país, iniciam, hoje, em Luanda, uma jornada de reflexão político-social, sob o lema “Juventude universitária, unidos participemos nas Eleições Gerais de 2022”, uma acção integrada na 18ª edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (CANFEU).
O evento, que decorre até ao dia quatro (4) deste mês, no Complexo do Futungo II, vai ser prestigiado, na cerimónia de abertura, pelo presidente do MPLA, João Lourenço. O secretário nacional da JMPLA, que responde pela marca CANFEU, disse (…) que, os jovens vão apreciar matérias ligadas à redução da taxa de desemprego, no âmbito do PAPE, promover actividades desportivas e apresentações culturais. Crispiniano dos Santos acrescentou que vai se tomar contacto, igualmente, com as linhas de força do Programa de Governo do MPLA para 2022-2027 e com o manifesto eleitoral. Este ponto, referiu, inclui uma apreciação ao estado de desenvolvimento socioeconómico de Luanda. Nos dias subsequentes, vão falar do “estado do ensino superior em Angola”.
“Anteriormente, tínhamos poucas instituições de ensino superior em Angola. Mas de 2017 a 2022, verificamos que o Executivo realizou um grande trabalho, permitindo, assim, um avanço significativo neste domínio”, reconheceu. Nesta perspectiva, disse, o evento vai enaltecer esse feito, e apresentar ideias que concorram para a oferta de mais instituições de ensino, para atender à demanda.
O secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, adiantou que os jovens vão apelar ao Executivo a promover mais acções de fomento do empreendedorismo juvenil, no sentido de se criar mais postos de trabalho. “Por isso, é que neste acampamento, os mais de mil jovens vão se converter em verdadeiros agentes de mudança e promotores do desenvolvimento do nosso país”, destacou.
A JMPLA pretende, com a presente edição, continuar a mobilizar a juventude angolana para a sua afirmação e comprometimento com a pátria, endossando o factor decisivo na efectivação dos principais desafios que se colocam diante da Nação.
O CANFEU é um evento de âmbito nacional, organizado pela JMPLA, cujo propósito está nas acções de voluntariado e solidariedade, na promoção da educação para a cidadania, assim como na exaltação cultural e patriótica. Esta edição decorre num contexto particular, a julgar pela realização das Eleições Gerais de 24 de Agosto. Por isso, fez questão de sublinhar Crispiniano dos Santos, a mesma apresenta-se para a promoção da unidade, reflexão, cidadania e diálogo juvenil, trabalho, recreação, desporto e cultura. Permite, ainda, a partilha de experiências, que reúne a juventude universitária de todo o país e estudantes provenientes do exterior.
O CANFEU envolve, assim, os estudantes universitários em tarefas socialmente úteis, mediante o engajamento em projectos orientados à reconstrução, ao desenvolvimento nacional e à solidariedade, com vista a recuperação de infra-estruturas sociais, económicas e ambientais.
Fonte: Jornal de Angola