Sociedade

Cidade de Moçâmedes completa 173 anos

A cidade de Moçâmedes, capital da província do Namibe, completa hoje , 4 de Agosto, 173 anos desde a sua fundação.

Ao longo da sua história, a cidade, descoberta em 1845, já foi chamada por Angrado-Negro, Pinheiro Furtado e, posteriormente, Moçâmedes, em homenagem ao general de Angola e barão da urbe José de Almeida Vasconcelos de Oliveira Soveral de Carvalho. Na altura, a cidade tinha uma grafia diferente da actual (Mossamedes).

Moçâmedes foi, entre 1665/1676, visitada com certa frequência por barcos que navegavam para o Sul, rumo ao Oriente. Nesta fase, aproximaram-se à baía para se abastecerem de víveres e de água. Os primeiros habitantes na procura de melhores condições de vida abriram junto ao rio Bero pequenas fazendas agrícolas para cultivo de alguns produtos para a sua sobrevivência.

Em 1846, ano da fundação do distrito, teve início a colonização com a chegada, em Moçâmedes, do primeiro grupo de imigrantes portugueses, vindos de Pernambuco-Brasil. Traços que apontam toda esta trajectória histórica podem ser encontrados em sítios históricos como o edifício da Alfândega do Namibe,  Palácio do Governo, Igreja de Santo Adrião , capela da Praia Amélia e a Capitania do Porto do Namibe.

Apesar de alguma controvérsia, a mudança do nome de Namibe para Moçâmedes, recentemente aprovada pela Assembleia Nacional, foi consensual entre os membros do Governo da província, do Conselho de Auscultação e Concertação Social e pela sociedade civil.

O município de Moçâmedes tem uma extensão territorial de 8.016 quilómetros quadrados e conta com 282.050 habitantes, de acordo com o censo populacional realizado em 2014. Moçâmedes é limitado a Norte pela Baía Farta, província de Benguela, e pelo município do Camucuio (Namibe). A Leste faz fronteira com o município da Bibala, a Sul pelo Virei e Tômbwa e ao Oeste pelo Oceano Atlântico.

Moçâmedes tem três comunas: Lucira, Bentiaba e Forte Santa Rita. Em comemoração da data, estão a ser realizadas, desde o dia 29 de Julho, várias actividades culturais e desportivas, bem como agendada a realização de um desfile de embarcações de pesca artesanal e exposição de produtos do mar. Está, igualmente, prevista uma missa de acção de graça e gala de homenagem às personalidades individuais e colectivas que contribuíram para o desenvolvimento do município.

O programa reserva ainda o “caldo da cidade” (encontro de gerações) que terá lugar na estufa municipal, com animação dos músicos locais e não só. Hoje à noite, prevê-se o lançamento de fogo-de-artifício em três locais diferentes.

Créditos: Jornal de Angola

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Angola Social

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading