Dom Filomeno Vieira Dias estimula à preservação da paz

O Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, incentivou, este domingo, durante o culto de encerramento da peregrinação ao Santuário da Muxima, à maior responsabilidade e sabedoria os fiéis católicos na garantia e preservação da paz entre os angolanos.

O sacerdote, que fez a celebração da última eucarística da peregrinação à Muxima, realizada este ano sob o lema “Mamã Muxima, em tuas mãos, colocamos o povo de Angola”, pediu para cada cidadão saber gerir as acções e palavras, neste período de campanha eleitoral, de forma a evitar tensões e conflitos.

Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias convidou os fiéis a orarem por Angola, para os governantes e as instituições, ao êxito dos programas sociais e políticos em curso. Aos governantes, o Arcebispo de Luanda pediu que cultivem o espírito de serviço ao povo, buscando sempre a paz, a justiça, a concórdia, o progresso e a moralidade. “Todos que têm em suas mãos o poder económico e social devem respeitar as exigências da justiça, e sobretudo das relações humanas”, aconselhou.

Durante o culto, pediu aos peregrinos que não esqueçam as raízes, nem a História de Angola. “Temos de orar pelo êxito das eleições do próximo dia 24, pois nesta data todos os crentes têm a oportunidade de dar um exemplo de cultura, amizade e civismo. Como seguidores de Cristo, temos a responsabilidade de mostrar uma atitude exemplar, na qual o diálogo e o respeito convivam pacificamente”, disse.

Na homilia, que contou com a presença de milhares de fiéis católicos, pediu, também, as crentes a unirem-se mais com os familiares, assim como maior atenção aos trabalhadores de base, para estes terem um nível de vida mais justo, capaz de permitir aos filhos crescerem condignamente. “Ajude, mãe, os jovens estudantes a fim de aproveitarem as novas portas e oportunidades. Dai-lhes sabedoria para agirem com competência e generosidade”, pediu.

Depois da homilia, que contou com cânticos do Coro Diocesano de Viana, foi feito o ofertório.

Entre as figuras de destaque da homilia constavam a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, em representação do Presidente da República, a secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Fátima Viegas, o ministro da Cultura, Tu-rismo e Ambiente, Filipe Zau, e o vice-governador de Luanda para o sector Político e Social, Dionísio da Fonseca.

No final do acto, a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, reafirmou o compromisso do Executivo angolano na manutenção da paz e na sã convivência social entre os angolanos. “O executivo, embora esteja com as funções suspensas, tem a obrigação de garantir a paz, a coabitação em alegria e a estabilidade social entre os angolanos. Estamos sempre imbuídos desse espírito”, destacou.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: