Sociedade

Indivíduos com dólares falsos a contas com a justiça

Nove indivíduos, com idades compreendidas entre 35 e 45 anos, foram detidos, sábado e domingo, pelo Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), na Huíla, por tentarem introduzir no mercado 960 mil dólares norte-americanos em notas falsas.

O responsável do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia Nacional, inspector-chefe Fernando Tongo, disse que entre os detidos estão duas mulheres.

Explicou que os indivíduos foram detidos em flagrante delito, às 12h40 e 17h00, no interior de residências no bairro Lucrécia (Lubango) e na sede municipal da Humpata, mediante denúncias, quando arquitectavam mecanismos para introduzir o dinheiro no mercado.

As detenções, salientou, aconteceram em coordenação com a Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP) do Comando Provincial da Polícia Nacional.

“Nos primeiros interrogatórios, os detidos alegaram que o dinheiro pertence a um cidadão nigeriano e a intenção era introduzi-lo no sistema bancário”, disse Fernando Tongo.

Acrescentou que, caso os detidos concretizassem a intenção de introduzir o dinheiro no mercado, teriam, como recompensa, 450.000 USD.

Segundo o inspector Fernando Tongo, o dinheiro, em notas de cem dólares, foi encontrado num saco e numa caixa de telemóveis, em volumes de 30 mil a 100 mil dólares.

Informou que as notas são oriundas das províncias de Luanda e de Benguela e que os detidos serão presentes, nas próximas horas, ao Ministério Público, para os procedimentos legais.

Fernando Tongo assegurou que diligências prosseguem para a localização e detenção do fornecedor principal das notas falsas.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Angola Social

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading