Crianças com malformação do lábio leporino beneficiam de cirurgia de correcção

Cerca de 150 crianças com malformação congénita do lábio leporino e fenda do palato começam a ser operadas a partir desta segunda-feira, numa campanha promovida pelo Hospital Josina Machel.

As cirurgias, a serem realizadas de forma gratuita, enquadra-se numa campanha de iniciativa do hospital Josina Machel.

A lábio leporino é uma separação do lábio superior normalmente logo abaixo do nariz, enquanto a fenda palatina é uma abertura na parte do céu da boca ( o palato) que causa uma abertura anómala para dentro do nariz.

O lábio leporino e a fenda palatina frequentemente ocorrem ao mesmo tempo e pode ser diagnosticado ainda durante a gestação.

Segundo o médico cirurgião de Maxilo Facial,  Agnelo Lucamba,   as crianças a serem  operadas são dos 05 aos 14 anos, enquadradas no perfil  clínico exigido para as cirurgias.

Fez saber que neste momento estão inscritas  200 crianças, mas, infelizmente, nem todas apresentam um perfil adequado para fazer a cirurgia.

 “Quando falo em perfil clínico, estou a falar daquelas crianças que têm todos os exames de sangue sem alteração nenhuma”, apontou.  

O especialista salientou que com essa lacuna no preenchimento do número de crianças, a lista de vagas ainda está aberta para se receber novos petizes.

De acordo com o especialista, a previsão é de se operar semanalmente 20 a 30  crianças.

“Estamos no início do ano lectivo e esta cirurgia é feita em apenas 40 minutos. As crianças podem ir para casa e após uma semana estão preparadas para retomar a vida normal, ou seja poderão ir a escola que só esta no começo do ano” assegurou.

Garantiu que  o hospital está preparado para a realização desta  cirurgia, tanto em termos de equipamentos como na equipa médica.

Fonte: ANGOP

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: