Alunos começam a receber manuais escolares
Trezentos e vinte cinco mil e seiscentos e vinte cinco manuais escolares estão a ser distribuídos a alunos do ensino primário em nove dos dez municípios da província do Cuanza Norte.
Com excepção do município do Ngonguembo, já estão a beneficiar de manuais alunos da iniciação a sexta classe (ensino primário), no Cazengo (sede provincial), Banga, Lucala, Ambaca, Samba Cajú, Bolongongo, Quiculungo, Cambambe e Golungo Alto.
O responsável do património do Gabinete Provincial da Educação, Osvaldo Ventura Cristóvão, explicou que estes manuais fazem parte de um lote de 462 mil e 154 que a instituição recebeu do Ministério da Educação.
A província do Cuanza Norte prevê receber, neste ano lectivo, 882 mil e 405 livros das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Musical e Plástica, Estudo do Meio, Geografia e História, bem como Ciência da Natureza.
Osvaldo Cristóvão apontou a escassez de viaturas, associado ao acentuado nível de degradação de algumas vias de comunicação, como os principais empecilhos na distribuição dos materiais escolares, sobretudo nas zonas recônditas da circunscrição.
Explicou que além dos livros, o Ministério da Educação entregou 121 mil e 725 relatórios de desempenho, bem como 305 carteiras.
Neste ano lectivo 2022/2023 estão inscritos nos vários subsistema de ensino na província 210 mil alunos, destes 30 mil ingressaram pela primeira vez no sistema de ensino público.
Para este ano lectivo, a província conta com 213 escolas, destas 89 primárias, 84 complexos escolares, 13 unidades do I ciclo e 17 do II, que correspondem 2.146 salas de aula.
No âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) prevê-se a inauguração de mais 30 novas escolas.
Fonte: ANGOP