SINPROF defende mais investimento na educação

A necessidade de se investir mais no sector da educação para a melhoria do processo de ensino, foi defendida quarta-feira, em Ondjiva, pelo secretário do Sindicato Nacional de Professores (SINPROF), na província do Cunene, Augusto Baptista.

A propósito do 22 de Novembro, Dia Nacional do Educador, Augusto Baptista, referiu que o Executivo deve investir seriamente na melhoria das infra-estruturas e equipamentos escolares.

Informou que apesar de vários investimentos já realizados, ainda é notório a precariedade de muitas instituições de ensino desde as suas estruturas e outros serviços de apoio, o que condiciona o trabalho do educador e assimilação do aluno.

Lembrou ainda que para se atingir o nível de qualidade do processo de ensino e aprendizagem é preciso, que o Executivo ponha em prática a implementação das acções programadas para o sector.

Augusto Baptista referiu que a data serve de reflexão para os educadores, do contributo que têm dado, na perspectiva de se melhorar sempre o processo de ensino na região.

A nível da província o dia do Educador, foi marcado com a realização de actos municipais, que destacaram o papel do educador como pessoa que se dedica ao ensino sistemático, escolar, na transmissão de saberes técnicos e teóricos à nova geração.

O processo de ensino no Cunene é assegurado por seis mil e 257 professores, destes quatro mil 147 estão filiados ao SINPROF.

No presente ano lectivo, a província do Cunene matriculou 200 mil alunos, distribuídos em 333 escolas do ensino primário, I e II ciclo.

No dia 22 de Novembro de 1976, o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, declarou aberta a campanha de alfabetização, em Luanda, e ficou marcada na história do país como data consagrada aos mestres do ensino e, a partir de 1978, como dia Nacional do Educador.

Por: ANGOP

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: