Bolseiros angolanos no Brasil realizam prova de vida
Uma Delegação do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) encontra-se de visita ao Brasil, para proceder a avaliação do desempenho escolar e prova de vida de estudantes angolanos bolseiros do ensino superior.
Uma nota refere que a Delegação, encabeçada por Maria Apolónia, chefe do Departamento de Administração e Serviços Gerais dessa instituição do ensino superior, desdobra-se em visitas de inspecção e constatação em várias cidades e Estados que acolhem bolseiros angolanos, devendo terminar a sua missão no próximo dia 19 de Dezembro. Cerca de 100 estudantes bolseiros angolanos do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo frequentam, actualmente, universidades brasileiras, em diferentes especialidades do ensino superior, mestrado e doutoramento.
Com o mesmo propósito, o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo esteve em missão em Espanha, onde, durante cinco dias, constatou, “in loco”, a situação académica dos estudantes bolseiros em formação e manteve contacto com as respectivas instituições de ensino.
Estão em formação na Espanha,26 estudantes dos quais dois a fazer a licenciatura, 19 mestrandos e cinco para o doutoramento. Dois já concluíram as suas formações.
Os estudantes a nível de mestrado e doutoramento encontram-se em formação no âmbito do programa de envio anual de 300 licenciados/mestres para as melhores universidades do mundo.
O processo de prova de vida tem como objectivo provar a existência dos alunos bolseiros do INAGBE, bem como validar o estado das bolsas existentes.
POR: J A