Aulas no ensino geral são retomadas hoje
As aulas nas escolas públicas do Ensino Geral no país retomam, hoje, as aulas, após a segunda fase da greve de dez dias úteis, observada pelos professores.
O início das aulas foi antecedido de um encontro, na sexta-feira, entre o Ministério da Educação e SINPROF, que durou mais de dez horas, para se encontrar pontos convergentes do caderno reivindicativo.
O SINPROF tem, ainda, prevista a terceira fase da greve, que pode acontecer entre 3 a 31 de Janeiro, caso as reclamações dos professores não sejam atendidas na totalidade.
No sábado, o Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) tinha anunciado a realização de uma assembleia geral de associados, no dia 24 de Dezembro, para discutirem a efectivação ou não da terceira fase da greve, prevista para o período de 3 a 31 de Janeiro do próximo ano.
O secretário-geral do SINPROF, Edmar Ginguma, explicou, ontem, ao Jornal de Angola, que a convocatória da assembleia é resultado de um encontro entre os secretários provinciais da organização, em que se abordou aspectos das negociações de quinta-feira com os ministérios da Educação e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
Edmar Ginguma referiu que a organização sindical não pretende tomar qualquer decisão de forma unilateral, pelo que pretende dar o direito da efectivação ou anulação da greve aos professores, antes do final deste ano.
O sindicalista esclareceu que tudo vai depender, até o dia da assembleia, do Executivo, que tem a “chave” para fechar a possibilidade de os professores voltarem à greve, desde que atenda às reivindicações apresentadas, há mais de um ano. Sobre o arranque das aulas na segunda-feira, o secretário-geral do SINPROF apelou aos professores para aderirem às escolas.
POR: J A