General “Kamorteiro” já tem um sucessor?
O Presidente da República, João Lourenço, já tem o nome do substituto do general “Kamorteiro”, falecido no final de Novembro, vítima de enfarte, segundo dados da autópsia realizado ao corpo do até então Chefe do Estado Maior General Adjunto das Forças Armadas Angolanas.
Segundo (…) fonte junto à presidência, trata-se do General Adriano Makevela Mackenzie, chefe da Direcção Principal de Preparação de Tropas e Ensino das Forças Armadas Angolanas. Actualmente com 65 anos, Mackenzie faz parte dos oficiais generais oriundos da UNITA que participaram na constituição das FAA.
Abandonou as extintas FALA, braço armado da UNITA, logo após os confrontos de 1992, que vitimou altos dirigentes da direcção do “Galo Negro” que se encontravam em Luanda a negociar a segunda volta das primeiras eleições gerais daquele ano. Nas extintas FALA, respondia pelas comunicações, razão pela qual, com a sua saída, a guerrilha de Savimbi viu-se obrigado a trocar todos os seus códigos de comunicação, com receio de que o general revelasse ao governo.
Nas FAA, ocupou vários cargos de responsabilidade, desde a Chefia da Direcção Principal de Reconhecimento e Informações até as responsabilidades de Preparação de Tropas e Ensino, que dá-lhe a competência pela distribuição de bolsas de estudos aos militares.
A nomeação do geral Mackenzie será feita após a reunião do Conselho de Segurança Nacional, órgão de consulta do Presidente da República para os assuntos relativos à condução da política e estratégia da segurança nacional, que deve ocorrer nos próximos dias.
Fonte: Correi Kianda