Luanda promove desporto

O governador da Província de Luanda, Manuel Homem, garantiu ontem (domingo), na capital do país, continuar aproximar o desporto às comunidades, para que estejam ligadas à prática da actividade física.

Em declarações à imprensa, no final do Meeting Internacional de Natação, que encerrou, na Ilha do Cabo, com a competição de águas abertas, o governante afirmou que serão criadas condições para que os jovens tenham espaços desportivos.

“Juntamo-nos a Associação Provincial de Natação neste Meeting Internacional, que marca os 447 anos da nossa cidade. Isso, também por movimentar muitos praticantes aqui na nossa capital do país”, disse.

Acrescentou que vai enquadrar a prova no programa anual das comemorações da cidade capital, que se assinala no dia 25 de Janeiro.  

Por sua vez, a presidente da Associação Provincial de Natação de Luanda (APNL), Suzeth Santos, congratulou-se com a prontidão do Governo local em apadrinhar a competição, colocando-a na agenda anual do aniversário da cidade.

A líder associativa faz um balanço positivo da competição, que teve a participação de 195 nadadores de Angola, Moçambique e Portugal.

Apesar disso, Suzeth Santos lamentou as ausências de outros países, como Brasil e África do Sul, que poderiam dar uma outra qualidade competitiva ao evento, nesta primeira edição.

“Entendemos ser a primeira experiência de prova internacional da APNL e que houve alguns percalços. Por isso, pretendemos melhorar nas próximas edições, com mais equipas“, disse.

A prova deste domingo, disputada em cinco mil quilómetros de águas abertas, foi conquistada em feminino pela nadadora angolana Rafaela Santos, do Clube Náutico da Ilha de Luanda, com o tempo de uma hora, 42 minutos e 59 segundos, em 10 voltas.

Em sénior masculino foi vencido por Ricardo Brás, da formação de Portugal, os Vikings (1: 42.28), seguido pelo seu compatriota Rafael Gil (1:56.6) e Alex Fortes, este do Clube Náutico da Ilha de Luanda, na terceira posição (1:51,53).

Nos 3.000, em feminino, ficou na primeira posição Neilza dos Santos, também do Clube Náutico (1:6,56), e em masculinos, o nadador Mário Bonança, dos Vikings de Portugal (56:58).

Em 1.500, em absoluto, Miguel Rodrigues, dos Vikings de Portugal, sagrou-se, com 27:20, seguido de Guilherme de Sousa (CNIL), 29:28, e Welwitschia Silva (CNIL) 39:1.

POR: ANGOP

Deixe uma resposta

%d