Morreu Bispo Emérito Dom Francisco da Mata Mourisca
Morreu na noite nesta quinta-feira, 16, em Luanda, o Bispo Emérito da Diocese do Uíge, Dom Francisco da Mata Mourisca, aos 95 anos de idade.
O prelado católico, de acordo com o comunicado da Diocese do Uíge, faleceu no Complexo hospitalar de Doenças Cardiovasculares Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, onde se encontrava em tratamento médico.
Sobre Bispo Dom Francisco da Mata Mourisca
Nasceu Moreira dos Santos, a 12 de Outubro de 1928, na então Freguesia de Mata Mourisca (donde lhe vem o nome), na Diocese de Coimbra, em Portugal. Ordenado sacerdote no Porto, a 30 de Janeiro de 1952, formou-se em Teologia, na Universidade de Salamanca, Espanha, em 1957, vindo a exercer vários cargos, dentre eles, o de ministro provincial.
Pouco depois da sua ordenação bispal em Portugal foi de imediato enviado a Angola para ser o primeiro bispo da então Diocese de Carmona São Salvador, hoje diocese do Uíge que na altura abrangia também o território que hoje é a Diocese Mbanza Congo, criada em 14 de Março de 1967 pelo então Papa Paulo VI, por Despacho da Bula “Apostólico Ofício”.
Em 2008 Aos 79 anos, Dom Francisco, deixou a diocese ao qual dedicou 45 ano de vida e substituído por Dom Emílio Sumbelelo.
Fonte: CK