Angola e Namíbia trocam experiências em vários domínios
Uma delegação encabeçada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), Diamantino Azevedo, viaja Hoje, 05 de Abril, para Windhoek, capital da Namíbia, para uma intensa agenda de trabalho de dois dias, onde vai trocar experiências em vários domínios do sector.
À chegada, o titular dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás será recebido pela embaixadora angolana naquele país, Jovelina Imperial e Costa.
A deslocação da delegação angolana à Namíbia é, segundo uma nota do Mirempet, para uma reunião técnica, durante a qual os dois departamentos ministeriais ligados aos recursos minerais vão trocar experiência.
Temas da agenda
Na agenda de trabalhos entre o Ministério angolano dos Recursos Minerais Petróleo e Gás e o congénere namibiano das Minas e Energias, constam 12 pontos, dos quais destaque será o cadastro mineiro; legislação e regime fiscal para a indústria de lapidação de diamantes; pesquisa e exploração de diamantes offshore; pesquisa e exploração de urânio e legislação e regime fiscal para pesquisa e exploração de urânio, sobre os quais os dois países vão trocar experiências.
No encontro, o Instituto Nacional de Petróleo (INP) vai apresentar o seu conjunto de cursos virados à mineração e hidrocarbonetos, seguindo-se a troca de experiências entre os dois países no domínio da exploração e produção de hidrocarbonetos em áreas reservadas (a exemplo do Okavango), bem como as oportunidades de investimentos nas indústrias mineira e de hidrocarbonetos.
O combate ao tráfico de combustíveis através da fronteira comum será outro tema em análise, ao que se seguirão temas como a Refinaria do Lobito e beneficiamento do cobre.
O programa inscreve ainda visitas ao Cadastro Mineiro da Namíbia e Fábricas de Lapidação de Diamantes.
A visita à Namíbia do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e altos executivos de instituições tuteladas termina com a realização de um encontro temático e a assinatura de um Memorando de Entendimento entre Angola e a Namíbia no domínio dos Recursos Minerais e Hidrocarbonetos.
Acompanham o Ministro Diamantino Azevedo o Director Nacional de Recursos Minerais, os directores gerais do Instituto Nacional de Petróleo e do Instituto Regulador de Derivados de Petróleo, os Presidentes dos Conselhos de Administração da Agência Nacional de Recursos Minerais, do Instituto Geológico de Angola, da Endiama e da SODIAM, para além de dois administradores da ANPG e SONANGOL.
POR: CK