Sociedade

Floresta da Ilha de Luanda vai ser área turística de referência

A transformação da Floresta da Ilha de Luanda num projecto turístico de referência é dos principais objectivos da administração da Ingombota para os próximos dias, informou, quarta-feira, o administrador do distrito.

Paulo Furtado disse que o programa de requalificação da floresta vai incluir mudanças significativas em determinados espaços, com principal atenção aos balneários e às áreas de lazer e de serviços.

A administração, explicou, vai manter, apesar das mudanças, 70 por cento das características da floresta, de forma a garantir o padrão com o qual o público está familiarizado.

A requalificação, adiantou, vai ser feita através de uma parceria público-privada, para melhor gestão e aproveitamento turístico da área da floresta.

Para salvaguardar os lugares de algumas pessoas que fazem da floresta o lugar de trabalho, como os armadores, construtores de embarcações, electricistas e o porto de captagem, a administração  garantiu que já identificou outro espaço, onde vão ser transferidos, tão logo comece a requalificação.

As obras de benfeitorias, avançou, vão ficar a cargo de uma empresa privada, que vai cuidar, também, de todos os aspectos técnicos.

Plano estratégico

Paulo Furtado adiantou ainda que existe um plano estratégico, com o Ministério do Ambiente e o da Cultura e Turismo, para melhor controlo dos trabalhos, durante a intervenção no perímetro da Floresta da Ilha de Luanda.

Técnicos dos dois ministérios, avançou, vão acompanhar e fazer as devidas avaliações para que não haja nenhum impacto negativo no final dos trabalhos.

Depois da requalificação, sublinhou, a administração está a cogitar a possibilidade de cobrar uma taxa para a utilização do espaço, de forma a ter um valor extra para manter a manutenção e preservação da área.

Além disso, referiu, estão a pensar na implementação de serviços complementares de recreação, adequados ao ambiente, para que as pessoas possam acampar ou realizar actividades religiosas e sociais no local.

Arranque das Obras

Quanto ao tempo para o arranque das obras de requalificação e ao seu término, referiu não haver ainda uma data para o começo das obras, porque o projecto está numa fase de desenvolvimento com os sectores de especialidades e vão  desde a concessão até à avaliação final.

O administrador garantiu, que as campanhas de limpeza em toda a floresta vão  continuar. Porém, apelou aos munícipes para continuarem a cuidar da floresta, que ainda é um espaço aberto ao público. “Em momentos como esse é comum haver especulações sobre o projecto de requalificação, mas aconselho às pessoas a terem cuidado com as informações que recebem”, disse.

O espaço

A Floresta da Ilha já foi um dos mais pitorescos locais de Luanda, procurado por milhares de pessoas. O espaço tem um papel importante na Ilha de Luanda: impede que os ventos dominantes levem para a contra costa toneladas de areia que se depositam na estrada.

POR: JA

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Angola Social

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading