Estudantes morrem durante aulas práticas de natação
Três alunos da Escola Técnica de Formação de Pescas (Cefopescas), morreram afogados, durante uma aula prática, na passada sexta-feira, 05 de Maio, no Distrito Urbano dos Ramiros, município de Belas, em Luanda.
O Porta-voz do Comando Provincial dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros de Luanda, Félix Domingos, disse que uma das vítimas, no caso do sexo feminino, chegou a ser resgatada com vida, mas minutos depois sucumbiu na sexta-feira, ao passo que os corpos dos outros dois jovens foram removidos apenas no sábado.
“O incidente ocorreu por negligência da escola, ao autorizar a realização de aulas práticas no mar sem o sistema de segurança para a protecção dos estudantes”, disse.
“Não se entende essa atitude da instituição, uma vez que no interior da mesma funcionam a Polícia Nacional e os Bombeiros, que poderiam auxiliar no processo e garantir a segurança dos alunos, mas nenhum desses serviços foi comunicado pela escola e o pior aconteceu”, lamentou.
Segundo informações, (…) os alunos terão aproveitado a distribuição do corpo docente para fazer mergulhos, sem a orientação destes.
A Escola de Formação de Pescas (Cefopescas), localizada no distrito dos Ramiros, em Luanda, foi inaugurado em 2020, tem actualmente mais de 300 alunos no sistema de regime interno e uma média de mil estudantes externos.
O instituto, de nível médio, tem capacidade para 1.836 estudantes, distribuídos em três turnos, o que permite a realização de todas as operações exigidas em barcos de pesca profissionais, controlo da navegação, organização e execução das actividades de extracção, conservação de pescado ou domínio do sistema de propulsão da embarcação.
Fonte: CK