Brigada de Segurança Escolar pronta para actuar em Cacuaco
A Brigada de Segurança Escolar, da Polícia Nacional, vai começar a supervisionar as escolas de Cacuaco, informou, domingo, em Luanda, o comandante provincial da corporação, Bartolomeu Campos.
O comandante provincial da Brigada de Segurança Escolar adiantou que a decisão saiu de um encontro mantido com os directores das escolas estatais e privadas do município, de maneira a inibir comportamentos menos sociais.
“A ideia é interagir mais com as comunidades. Queremos ser mais pedagógicos, em função dos problemas que podem surgir nas escolas. Mas a maior preocupação, agora, é a interacção com os membros da comunidade escolar”, afirmou.
Regularmente, informou, vai realizar palestras nas comunidades, no sentido de inverter o quadro da delinquência nas escolas. “Recebemos várias reclamações do aumento de casos violentos nas escolas, a maioria relacionados com a integridade física dos alunos, assim como pequenos registos de furtos, em especial de telefones, e de consumo de estupefacientes”.
A meta, acrescentou, é trabalhar para que o processo de ensino-apredizagem decorra, este ano, sem qualquer sobressalto nas escolas de Luanda. Os efectivos da Polícia Nacional, garantiu, vão ajudar a melhorar a segurança nas escolas. “Mas isso só vai ser possível se tivermos a colaboração da população, denunciando actos que podem lesar o bom funcionamento das escolas”, realçou. Para que haja segurança nas escolas, afirmou, é importante a intervenção das famílias na educação e na atenção redobrada aos educandos, particularmente quando demonstrarem comportamentos desviantes.
“Vamos definir prioridades. Há instituições escolares com maiores registos de casos do que as outras, então, essas vão merecer a intervenção primordial. Não quer dizer que deixaremos de dar atenção às outras escolas, pois manteremos sempre contacto com as direcções escolares”, assegurou.
Aos encarregados de educação, o comandante Bartolomeu Campos aconselhou a dialogarem mais com os filhos, e prestarem atenção a qualquer mudança que apresentem. “Muitas vezes o comportamento desviante dos filhos é uma forma de chamar atenção dos pais”, disse.
O encontro
O director municipal da Educação, Mateus Dala disse que o encontro serviu para ter uma noção dos passos a serem dados no fortalecimento da segurança nas escolas, apesar de, no município, não haver, o registo de casos graves de violência escolar.
A Brigada de Segurança Escolar, defendeu, vai ajudar a manter a ordem e a tranquilidade escolar. O relançamento da brigada, continuou, vai ajudar a prevenir casos de arruaças, e não só, dentro e fora das escolas. “O patrulhamento feito pela Brigada de Segurança Escolar vai permitir aos alunos e professores se sentirem seguros”.
Para o director da escola 4081, situada no bairro Malueca, Agostinho Lussenje, a segurança nas escolas é um elemento que se deve levar com tamanha seriedade, porque a insegurança tende a perigar a vida dos estudantes, assim como pôr em causa o aproveitamento escolar destes.
Fonte: JORNAL DE ANGOLA