Vacinação contra a poliomielite é prorrogada por mais seis dias

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por mais seis dias, de forma a incluir, também, as crianças que não foram vacinadas e os bebés recém-nascidos, informou, terça-feira, a coordenadora provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAV), para quem a iniciativa já superou as expectativas.

Felismina Neto disse, em declarações ao Jornal de Angola, que a prorrogação da campanha é extensiva a todos os municípios e bairros da capital. O município de Viana, realçou, é o que tem a maior cobertura de vacinas, por ser o mais populoso.

A coordenadora  do projecto adiantou que, não obstante Angola estar livre da poliomielite, a campanha visa reforçar a imunidade dos menores, pelo facto de em alguns países vizinhos, casos da doença terem sido identificados. O passo seguinte, destacou, é continuar a sensibilizar as comunidades sobre as melhores formas de higienização das zonas habitacionais, de forma a elevar o grau de consciencialização e garantir um melhor saneamento básico.

Números favoráveis

Actualmente, informou, três mil crianças já foram vacinadas pela campanha que decorre desde o dia 13 e termina a 22 deste mês. Tecnicamente, disse, a vacina da poliomielite é um suplemento bastante importante, por garantir uma maior protecção da criança contra a doença. “O principal objectivo é melhorar a imunidade das crianças de forma a prevenir doenças”, frisou, além de explicar que também estão a administrar a vitamina A.

Felismina Neto enalteceu, igualmente, os profissionais que estão envolvidos na campanha, entre mobilizadores, registadores e vacinadores, entre os quais alguns voluntários afectos a diversas organizações da sociedade civil.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe uma resposta

%d