Luanda acolhe 2º Fórum de Tecnologia e Educação

A cidade de Luanda vai acolher, nos dias 6 e 7 de Dezembro, a 2ª edição do Fórum de Tecnologia e Educação (FTE), a ser realizada pela empresa Chimuma Comunicação e Marketing, em colaboração com o Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), anunciou, ontem, em Luanda, o coordenador da actividade.

Zacarias Kinkela explicou que o FTE prevê reunir, através do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação e o das Relações Exteriores, mais de 500 participantes. O objectivo, realçou, é fortalecer o sistema tecnológico educacional em Angola, através da promoção da troca de experiências entre os diversos intervenientes do sector.

Com a realização do fórum, que decorre sob o lema “Tecnologia e Educação para um Desenvolvimento Sustentável”, a organização pretende, também, garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem às crianças, adolescentes e jovens angolanos.

O fórum, acrescentou, representa um elo fundamental no processo de transformação tecnológica, que vai além de uma mera exposição de projectos. “É uma representação, sobretudo, do potencial e da criatividade dos criadores de tecnologias”.

O Fórum de Tecnologia e Educação, referiu, vai oferecer uma oportunidade única para os profissionais académicos abordarem sobre o futuro da educação e tecnologia em Angola, contribuindo, desta forma, para uma transformação significativa no sector. “Por este motivo, todos os interessados estão convidados a participar, para juntos construirmos o caminho para um desenvolvimento sustentável por meio da tecnologia”, disse.

 O Governo de Angola, continuou, tem realizado várias acções para a melhoria do sistema tecnológico e educacional do país. Como empresa privada, adiantou, têm procurado contribuir para o desenvolvimento sustentável por via das tecnologias educacionais.

Inovação pedagógica

A 2ª edição do projecto conta com a participação de oradores nacionais e internacionais, que vão discutir temas como a inovação pedagógica, personalização da aprendizagem, educação inclusiva e a distância, formação de professores, assim como o empreendedorismo educacional.

Durante o encontro, vão ser ministradas quatro aulas magnas, sob temas diversos, com realce para “A transformação digital na educação: tendências e boas práticas”, a ser abordada pelo docente e antigo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, e “O papel dos sectores da Tecnologia e Educação para o desenvolvimento económico de Angola”, a ser apresentado pelo governador de Luanda, Manuel Homem.

Projecto comunitário

O também presidente da empresa Chimuma Comunicação e Marketing, Zacarias Kinkela, anunciou, para os próximos dias, o lançamento de um projecto-piloto comunitário educacional, a ser lançado no distrito urbano da Estalagem, município de Viana. “O objectivo do projecto é facilitar o acesso das comunidades com as novas tecnologias”, adiantou.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe uma resposta

%d