CulturaSociedade

Cantoras do Cuando Cubango solidarizam-se com os Khoisans

Um donativo composto por bens de primeira necessidade foi entregue hoje, quinta-feira, a 185 beneficiários da comunidade Khoisan, num gesto do grupo de cantoras “As Poderosas”, da província do Cuando Cubango.

Trata-se de um donativo composto por arroz, farinha de milho, óleo alimentar, sal de cozinha, bem como roupa usada, detergentes, entre outros bens, numa iniciativa que visa minimizar a carência que aquele grupo enfrenta.

A responsável das “As Poderosas”, Inocência Panzo, disse que a iniciativa vai diminuir a falta destes bens e melhorar a dieta alimentar deste grupo que enfrentam dificuldades, da localidade de Mbundu, a 100 quilómetros a Sul da cidade de Menongue.

O regedor da comunidade Khoisan no Mbumbo, António Cassanga, enalteceu a iniciativa solidária, porquanto fazia falta para o grupo, tendo solicitado a outros actores da sociedade a ajudarem estes cidadãos necessitados.

Na ocasião, o regedor solicitou do governo provincial sementes agrícolas para a campanha 2022/2023 que arranca, com vista a motivar a comunidade san a apostar no fomento da agricultura e evitar tanta dependência alimentar.

O grupo, composto por três jovens residentes em Menongue, onde foi fundado há um ano, realizou, no fim de Agosto uma actuação, onde ofereceram lanches as crianças presentes no gimnodesportivo da cidade.

A comunidade enfrenta a escassez de frutos silvestres e da caça de animais por causa das queimadas que dão cabo da flora, apesar da proibição do Governo.

Confrontada com a realidade, a comunidade san enfrenta períodos de fome, que levam à adopção de  novo estilo de vida, perdendo, assim, habilidades seculares, como o uso do arco com veneno, para caça, assim como a prática das danças características.

Diante desse quadro, actualmente, muitos membros da comunidade apostam na agricultura familiar e fundição de ferro para a produção de artefactos, o seu novo negócio temporário e fonte de renda.

Com esse novo paradigma, alguns têm aderido a empregos em instituições públicas e frequentado escolas e cursos profissionais, tendo em vista a adaptação a novos costumes e a melhoria das condições de vida.

Na região de Mbundo (Cuando Cubango), são notórios os sinais de mudança entre os sans, que investem em casas à base de blocos de barro, cobertas de chapas de zinco, uma realidade nova.

Fonte: ANGOP

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Angola Social

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading